Estratégias Para Superar As Ameaças De Marketing

Ameaças de marketing são fatores do ambiente externo que podem inibir-lo de atingir seus objetivos de marketing. A identificação dessas ameaças é parte do processo de planejamento estratégico da “análise SWOT” a análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A análise SWOT ajuda a desenvolver estratégias para superar as ameaças de marketing, usando seus pontos fortes para reduzir a sua vulnerabilidade às ameaças ou eliminando fraquezas internas que fazem sua organização vulnerável a ameaças.

Ameaças

As ameaças podem tomar uma série de formas, incluindo o surgimento de novos concorrentes ou concorrentes de baixo custo, novos produtos que oferecem melhor desempenho, o crescimento lento do mercado, barreiras à entrada no mercado, necessidades dos clientes ou mudanças regulatórias que aumentam custo ou dificultar a cumprir. Você também pode enfrentar o impacto de mudanças no ambiente político, econômico, social ou tecnológico.

Monitor

O ritmo da mudança na economia significa que você deve continuamente monitorar as ameaças para o seu negócio e estar preparado para ajustar a sua estratégia como surgem novas ameaças. Usar a Internet para monitorar as atividades dos concorrentes existentes e emergentes. Sites de comparação de preços, por exemplo, pode alertá-lo para a concorrência preço baixo diretamente em seu email, basta acessar o seu gmail entrar e ficar atento.

A concorrência de preços

Para proteger a sua quota de mercado em relação aos concorrentes que oferecem preços mais baixos, desenvolver uma estratégia baseada em seu custo ou pontos fortes do produto. Se você tem vantagens de custo sobre seus concorrentes, que utilizam capacidade de reduzir seus próprios preços, sem níveis de lucro prejudiciais. Considere fabricação de outsourcing para um produtor de baixo custo, se você não pode reduzir sua base de custos próprio. Você também pode vencer os desafios de preços, oferecendo aos clientes produtos que representam valor acrescentado. Incluindo a instalação gratuita ou a manutenção no preço do produto, por exemplo, representa um bom valor.

Novos produtos

Se você enfrentar ameaças de novos produtos que oferecem um desempenho superior à sua actual gama, incorporar planos de desenvolvimento de novos produtos em sua estratégia de longo prazo. Você pode superar a ameaça no curto prazo, através de uma estratégia de sourcing ou licenciamento de novos produtos de parceiros de negócios.

Novos concorrentes

Novos concorrentes com uma oferta de mercado forte podem ameaçar reduzir a sua quota de mercado. Proteja a sua base de clientes através do desenvolvimento de uma estratégia de fidelização de clientes ou aumentar as barreiras à entrada de concorrentes. Introduzir um programa de fidelização que premia os clientes via email para manter ou aumentar os níveis de negócios. Aumentar as barreiras à entrada, formando alianças estratégicas com fornecedores de componentes ou matérias-primas essenciais para restringir o acesso de concorrentes.

Fraquezas

Fraquezas em seu portfólio de produtos e serviços, competências, rede de distribuidores ou cadeia de suprimentos pode aumentar a sua vulnerabilidade e tornam difícil para responder a ameaças externas. Identificar eventuais falhas e priorizar as ações para lidar com os fatores que representam maior risco. Use a análise para desenvolver investimento, recrutamento ou estratégias de formação para superar os problemas